Outubro rosa: dispositivo para diagnóstico do câncer de mama

diagnóstico do câncer de mama

A cooperação entre o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e A.C.Camargo Cancer Center, lá em São Paulo resultou em coisas incríveis, uma delas foi a inovação no diagnóstico do câncer de mama.

E como é que funciona esse negócio?

Na verdade é um dispositivo que realiza a biópsia guiada por tomografia de lesões na mama. Esse método é utilizado quando não dá pra fazer a biópsia através de mamografia e ultrassonografia, a maneira tradicional. O melhor disso tudo é que dispensa a biópsia cirúrgica. Viva os métodos não invasivos!!

Esse método custa bem menos que os convencionais, então é totalmente viável e tem grande potencial de crescimento.

“Por ser um centro especializado, o A.C.Camargo tem um histórico de inovação na área de procedimentos minimamente invasivos guiados por imagem. A ideia de desenvolver essa solução surgiu de uma demanda clínica cada vez mais frequente e sem uma solução comercial disponível no nosso meio. A parceria com o Insper possibilitou o desenvolvimento de um dispositivo com todas as características idealizadas pela equipe médica e que será devidamente incorporado na nossa prática diária”, afirma Almir Bitencourt, médico-radiologista do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.

Os estudantes do Insper falaram sobre os desafios que rondam o projeto.

“Um dos principais desafios do projeto foi o entendimento por completo sobre o tipo de dispositivo que deveria ser desenvolvido para atender as demandas do A.C.Camargo”, diz o estudante do Insper Pedro Isidoro

“Fizemos diversos testes para comprovar que o dispositivo desenvolvido cumpria os requisitos e o protótipo foi aprovado em todos. Ver a surpresa e a felicidade dos médicos ao analisar a eficácia da solução desenvolvida por nós foi muito gratificante”, afirma Milena Malul.

O Instituto A.C.Camargo Cancer Center ainda tem vários podcasts de apoio para quem quer entender melhor sobre o câncer de mama. São conteúdos divididos em:

• Prevenção
  • Diagnóstico
  • Tratamento
  • Reabilitação

Dá uma conferida no projeto de diagnóstico do câncer de mama e fique ligadinho em tudo.

Fontes: Medicina S/A

Insper

Confira algumas coisinhas que podem te interessar:

Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem acontece nos dias 27 e 28 de outubro

Tudo sobre o curso de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Vestibular de medicina da UNIMAR está com inscrições abertas

Dica de Escola Médica dos sonhos: Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR