Como se preparar para o vestibular de medicina 2023

Compartilhar:

Como começar a se preprar para o vestibular de medicina 2023

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ter êxito em qualquer processo seletivo requer foco, esforço, rotina de estudos, comprometimento com seu objetivo, e sabemos que não é fácil, principalmente quando falamos em vestibular de medicina, pela quantidade de candidatos versus número de vagas, e muitos estudantes se questionam como se preparar para o vestibular de medicina 2023.

É difícil, porém não é impossível e se você chegou até aqui com essa dúvida, preparamos esse texto para você, para te ajudar nessa jornada.

Sabemos também, que o estudante, principalmente o que almeja uma vaga em medicina não tem tempo a perder, você quer otimizar o máximo do seu tempo e do seu conhecimento para conseguir passar no Enem ou nos próximos vestibulares de medicina.

Se você está se preparando para o vestibular de medicina 2023, vem conferir essas dicas que separamos para você, futuro mediciner.

 

Vestibular 2023: Por que é importante começar sua preparação agora?

Passar em medicina não é fácil, você vai estudar muito, então o quanto antes, melhor, o que remete a organização e planejamento, vamos falar sobre isso mais adiante.

Você precisa estar ligado com os fatos reais: são muitos candidatos para o número de vagas, por isso a concorrência é alta, mas calma, tem lugar para todo mundo.

E se seu foco é passar numa universidade pública, é um pouco mais difícil, nos processos seletivos que usam a nota do Enem, por exemplo, a nota de corte para entrar em Medicina fica na casa dos 850 pontos.

E numa instituição de ensino particular também não é mamão com açúcar, o vestibular de Medicina costuma ser diferenciado dos demais cursos. As provas são mais complexas e vão exigir mais conhecimento dos alunos.

Para ambas, particular e pública, é de extrema importância que você leia o edital, para entender o que a prova quer de você, os pesos das disciplinas, peso da redação, leituras obrigatórias, entre outras coisas.

 

Rotina de estudos

Desde o começo do nosso processo de ensino aprendizagem, quando começamos a frequentar a escola, nos é estabelecida uma rotina. A escola define horários para chegar na escola, para o início das aulas, para o intervalo, e para ir embora. 

Essa é uma rotina básica que seguimos quase mecanicamente, mas o grande desafio é manter uma rotina de estudos fora do ambiente escolar. Isso porque, organizá-la e mantê-la por conta própria não é uma tarefa nada fácil. 

 A rotina de estudos funciona como uma espécie de mapa que funciona como um passo a passo, um guia para o estudante seguir e organizar seus estudos sem se perder. Além disso, permite que o estudante crie a sua própria autonomia e aprenda a conciliar os acontecimentos e obrigações do seu dia a dia, com os estudos. 

 A prática de estudar começa a se tornar um hábito e, quando a rotina é organizada de forma saudável, o estudante consegue absorver os conteúdos com mais eficiência, sem sobrecarga. 

Aqui vai uma lista:

  • Ajuda a ter foco;
  • Aumenta a autoconfiança e autonomia;
  • Amplia a capacidade de concentração;
  • Eleva a produtividade e desempenho;
  • Evita a sobrecarga.

 

Organização de estudos

Pegue um papel e uma caneta. Não precisa ser o planner mais caro nem uma caneta importada. Apenas algo que escreva e onde escrever para iniciarmos seu planejamento. Primeiro é importante que você defina os seus objetivos, podendo ser de curto, médio ou longo prazo. Qual seu objetivo principal no momento?

Mas, calma, inicie com objetivos simples, fáceis de serem alcançados, por exemplo: “estudar geografia – globalização”.

Não se preocupe com o tempo, à medida que você for conseguindo realizar os objetivos “básicos”, você pode aumentá-los, dificultá-los, mas sempre respeitando a sua realidade para evitar frustrações e acúmulo de estresse. Concluindo essas tarefas, nosso cérebro entende que somos capazes de resolver qualquer problema, como uma espécie de recompensa pelo nosso esforço, por isso a importância de estabelecer metas simples.

 

3 pontos para o cronograma de estudos

Quais são as provas mais importantes?

  • Quando falamos em concurso, vestibular, Enem, enfim, estamos falando de estratégia. É impossível estudar tudo de tudo, deu para entender? Haha Não existe tempo hábil para estudar e revisar tudo, a não ser que você esteja se programando para fazer essa prova daqui a três anos, por exemplo. O que não é a realidade da maioria dos estudantes né? O aluno começa o ano se preparando as provas que vão acontecer no decorrer daquele ano. Então o tempo é fundamental nesse quesito.  Portanto, é importante saber quais provas valem mais e quais são mais importantes no seu estudo.

Quais conteúdos mais recorrentes?

  • Por que preciso saber quais conteúdos são mais recorrentes? Porque será por eles que você vai iniciar o seu estudo.
  • Você só começa a estudar o que não é tão recorrente, se o assunto for base de estudo para o assunto que é recorrente, entendeu? Caso contrário, é preciso dominar os assuntos que mais caem na determinada prova, você precisa estar preparado. Na dúvida vá do macro para o micro.

Onde você está no processo de aprendizado?

  • Se você for um aluno iniciante, você vai ter que voltar em assuntos básicos, embora os alunos mais avançados voltem para esses assuntos básicos, eles voltam de maneira mais rápida, como? Fazendo exercícios, ele não precisa estar afiado no ganho do conteúdo, basicamente só faz uma revisão.
  • Então caro colega iniciante, se você tem assuntos básicos que não domina, é melhor você começar por eles, e você é um aluno intermediário ou avançado, se não lembra de algum assunto básico, vale a pena fazer alguns exercícios para ativar sua memória.
  • Ei, mas nada impede o iniciante ir por esse caminho também viu? Até porque o aprendizado é individual, tem dicas para ajudar? Tem sim, mas cada cabeça funciona de uma maneira não é verdade?
  • A questão é a seguinte: o ponto que você está, básico, intermediário ou avançado, vai determinar o quanto você precisa se empenhar para dominar determinados assuntos que são importantes e recorrentes para a prova.

Tenha um lugar para chamar de seu

Ter um local tranquilo para estudar, é fundamental, ali será sua “Shangrilá”, seu cantinho, então você precisa estar confortável com ele, manter limpo, claro, organizado, ajuda no processo de aprendizagem, uma coisa simples mas que pode te ajudar a passar no vestibular de medicina 2023.

 

E não para por aí, nos links abaixo você pode conferir mais dicas.

Como organizar meu horário semanal?

Como aumentar meu desempenho nos estudos?

Importância do sono para os estudos

Possíveis temas para redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?