Curse Medicina no Nordeste

Matérias
Reading Time: 5 minutes

Curse Medicina no Nordeste, capital do Brasil, podemos chamar assim , não só por sua extensão territorial, mas também por suas belezas naturais, pelo clima, temos verão o ano inteiro, lugar de gente acolhedora, trabalhadora, e feliz.
Olha quanta coisa boa o Nordeste tem para oferecer, além disso, para os apaixonados por medicina, essa região possui faculdades, universidades, e centro universitários de respeito em todas as áreas de conhecimento, especialmente em Medicina.
Quer saber mais? vem comigo nesse texto que vou te passar todas informações sobre três grandes instituições onde você pode concretizar seu sonho de cursar medicina, e de bônus curtindo a brisa do mar, ás aguas mornas do oceano atlântico e hidratando-se com água de coco, coco natural minha gente, não e aquele de caixinha que vende em supermercado hahaha.

Então vamos lá: Curse Medicina no Nordeste!

Vamos começar pela Universidade Tirantes, situada na capital do menor estado do Brasil, pequena no tamanho, mas gigante por por todas qualidades. Aracaju é uma capital com uma das melhores qualidades de vida do país, aqui é tudo perto e acessível.
Aqui está sediada a Universidade Tiradentes, o berço do curso de medicina desta instituição, mas você acha que só tem esse campus? não mesmo! a Unit possui outros campi, pelo Nordeste.

A UNIT foi fundada em 1962 e possui unidades em vários municípios como Aracaju, Itabaiana, Propriá, Simão Dias, Estância, Maceió, Arapiraca e Recife. Além disso, é considerada (de acordo com as avaliações do MEC e do Guia do Estudante) a segunda maior instituição privada de ensino superior do Nordeste. Junto com o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (UNIT-PE) e do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas (UNIT-AL), a Unit compõe o Grupo Tiradentes, constituído para contribuir, ainda mais, com o desenvolvimento econômico e social de todo o Nordeste.
O Campus Farolândia (localizado em Aracaju e onde está o curso de Medicina) fica a 315 km (cerca de 4 horas e 40 minutos*) de Salvador-BA e a 278 km (cerca de 4 horas e 20 minutos*) de Maceió-AL.

Campus Aracaju Farolândia- Sergipe
Campus Estância- Sergipe
Campus Macéio- Alagoas
Campus Jaboatão do Guararapes- Pernambuco
Campus Goiana- Pernambuco

Além da tradição e excelência de ensino, você por desfrutar de experiências culturais, gastronômicas e paisagísticas.
Voltando ao que interessa, vamos falar sobre o curso de medicina? O curso de Medicina da UNIT é focado na formação de profissionais éticos, que tenham a habilidade de exercer a profissão de Medicina de forma humanizada e crítica, além de atuar na recuperação do paciente da melhor forma possível.
Os professores da Unit encorajam seus alunos a desenvolver trabalhos científicos e pesquisa acadêmica desde o início da graduação, conciliando ensino e pesquisa, a fim de capacitar os futuros profissionais. Além disso, os universitários também recebem incentivos para conseguir bolsas de Iniciação Científica e se tornar monitores de algumas disciplinas.
Os alunos fazem atendimentos pelo SUS em Hospitais Credenciados e em ambulatórios de especialidades médicas na UNIT, com supervisão dos professores da Instituição.
O Curso de Medicina da UNIT foi pioneiro ao implementar o método de Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL), criado há 30 anos pelas Universidades de MacMaster, no Canadá, de Maastricht, na Holanda.
Por meio de programas de intercâmbio acadêmico, é possível estudar parte do curso no exterior. Alunos Unit já estiveram em mais de 17 países e ainda podem contar com o Instituto Tiradentes, em Boston.
Vamos falar de ranking da universidade?
Folha de São Paulo: 80º lugar (sendo o curso de medicina em 143º)
Estadão: 4 estrelas
MEC: 3 pontos
ENADE: 3 pontos
Quer saber mais sobre a Unit, clica aqui.

E aí? curtiu a Unit? massa né? agora vamos falar sobre a CESMAC

Um pouco sobre o Centro Universitário CESMAC
Imagine você trabalhando durante o dia e tendo apenas o turno da noite para estudar, mas sem ter essa possibilidade, pois não tinha instituição que desse aula durante a noite? Essa era a situação até 1971, quando a Fundação Educacional Jayme Altavila (FEJAL) surgiu. E surgiu, inclusive, por conta de uma preocupação do fundador – padre Teófanes Augusto de Araújo Barros – com essas pessoas que não tinham turno disponível para estudar a não ser o da noite.
Dois anos depois, em 05 de outubro, foi sancionado pelo prefeito de Maceió da época o decreto que autorizava o funcionamento do, hoje, Centro Universitário CESMAC. No mesmo ano, a instituição ofertou 9 cursos e 40 vagas no total.
De lá pra cá, MUITA COISA MUDOU, HEIN? Por exemplo, hoje o CESMAC possui 27 cursos de graduação distribuídos em 6 campus com modernos laboratórios para seus estudantes e clínicas que fazem atendimento gratuito à população carente de Maceió e do Estado.
Ah, mas foca em um dos campus só! O Campus I, que é onde você vai cursar medicina, tá? Além de medicina, nesse campus também estão os cursos de Nutrição, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária. Ou seja, só a galera da saúde.
O Campus I fica a 273 km (cerca de 4 horas*) de Aracaju-SE e a 256 km (cerca de 3 horas e 40 minutos*) de Recife-PE.
Tudo muito bacana, e o curso de medicina da CESMAC?
Para ingressar no curso de Medicina da instituição é preciso fazer o vestibular próprio do CESMAC dividido em 2 dias e que oferta 50 vagas por semestre (sendo 10 exclusivas para participantes do FIES). A Santa Casa de Maceió é o hospital-escola da faculdade e é onde ocorre o internato. Além disso, o CESMAC tem convênio com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A universidade ainda conta com a UDA – Unidade Docente Assistencial, que é uma unidade de assistência básica do município ao CESMAC. O CESMAC também atua em pesquisa, extensão e inovação. Massa né? Através do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), os universitários são selecionados e, com a orientação de professores, desenvolvem trabalhos científicos que são elogiados durante a avaliação semestral.
Vamos falar de ranking da universidade?
Folha de São Paulo: 193º lugar
Estadão: 4 estrelas
MEC: 4 pontos
ENADE: 4 pontos
Quer saber mais sobre a CESMAQ? CLICA AQUI.

Agora por último, mas não menos importante, vamos falar sobre a Escola Baiana?

A Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (ou, para os íntimos, apenas Baiana) é uma escola médica de ensino superior localizada em Salvador – capital da Bahia – fundada em 1952. Atualmente, a instituição é mantida pela Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), uma instituição sem fins lucrativos.
Com mais de 69 anos de história, a Baiana, junto aos seus 550 docentes, já formou mais de 15800 profissionais da área da saúde e possui 4 programas de residência.
Hoje, a instituição oferece vários cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos e atividades de extensão. A pesquisa também é estimulada com o objetivo de produção de conhecimento, desenvolvimento e transferência de novas tecnologias, proteção de conhecimento científico e tecnológico com registro de propriedade intelectual, disseminando a cultura do empreendedorismo, da propriedade intelectual e da inovação.
O Campus fica a 323 km (cerca de 4 horas e meia*) de Aracaju-SE, a 511 km (cerca de 7 horas e 40 minutos*) de Petrolina-PE e a 710 km (cerca de 10 horas e 30 minutos*) de Porto Seguro-BA.
Por muito tempo foi a única faculdade particular da capital baiana que oferecia o curso de medicina e, por isso, até hoje, o vestibular da instituição é bastante concorrido.
O curso de Medicina possui um currículo que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências técnico-científicas essenciais para a formação de um profissional capaz de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da atualidade, possibilitando também a aquisição de habilidades e atitudes relacionadas a saber escutar, acolher e cuidar das pessoas.
Vamos falar de ranking da universidade?
Folha de São Paulo: 26º lugar em Cursos de Medicina
Estadão: 4 estrelas
MEC: 5 pontos
ENADE: 4 pontos
Quer saber mais sobre a Escola Baiana? Clica aqui.

Veja também

Ver Todas
Notícias

MUDANÇAS NO PROUNI

Matérias

Valores de mensalidade no Sudeste

Notícias

I Fórum de Saúde do Homem pelo CFM

Quer o MEM na palma da mão?