Saiba como aliviar a ansiedade antes do resultado do ENEM

E aí medaholic, que dia é hoje mesmo? Quinta-feira, 10 de fevereiro,  e o resultado do Enem acabou de sair e como você se encontra? Qual o seu estado de espírito? Tá fazendo parte da galera sussa? Zen? Ou está uma pilha de nervos? Gostou do resultado do Enem?

Nós te entendemos, a melhores escolas médicas não fez o Enem, e nem está concorrendo a uma vaga em medicina, mas somos parceiros, estamos aqui para sorrir e sofrer juntos. Pensando na galera ansiosa, elaboramos o post de hoje com algumas dicas que podem te ajudar a aliviar a tensão da espera do resultado, sabemos que é um momento muito importante para quem se esforçou e se dedicou aos estudos ano passado, esperando o dia de glória, passar numa escola médica.

Antes de falar sobre as dicas para aliviar a pressão, queremos dizer que está tudo bem, seja qual for o resultado de amanhã. Você fez o seu melhor, se dedicou e vale lembrar que o Enem é uma prova de estratégia, então não se torture, você fez o que podia e o que não podia! e outra, tem Enem este ano novamente, então relaxa, está tudo dentro do tempo.

Vamos nessa?

Nós batemos um papo com a psicóloga Anir Oliveira sobre a ansiedade dos estudantes por causa do resultado do Enem, ela deu várias dicas para aliviar esse sentimento, e ressaltou que a ansiedade é um sentimento esperado nesse momento, porque é um momento importante para o candidato, porque abre portas para entrar numa universidade e abre caminho para o sucesso profissional, sem contar que é o fruto de todo empenho do estudante. Porém não adianta se consumir com esse sentimento e existem algumas formas de lidar com essa ansiedade antes do resultado do Enem.

Anir Oliveira-Psicóloga

Dicas para aliviar a ansiedade antes do resultado do Enem

• Trabalhe a respiração.

Inspire profundamente, expire no dobro do tempo. Esse exercício pode parecer simples, mas traz diversos benefícios, dentre eles, é a clareza de pensamentos, aumentar o equilíbrio emocional e tirar um pouco do foco deste resultado.

• Confie no seu esforço e nos seus estudos.

Você se dedicou durante essa caminhada, é bem provável que te garanta um resultado positivo. Você deu o seu melhor, abrace esse sentimento.

• Evite pensamentos negativos.

Esse tipo de pensamento pode te deixar desconfortável e mais nervoso ainda, pensando por exemplo, nos concorrentes. Deleta isso na mente.

Ressignifique esse foco negativo, faça um trabalho de reestruturação cognitiva, questione esses pensamentos, e não deixe que eles venham de maneira recorrente.

• Afaste-se de situações que podem te deixar mais ansioso.

Evite notícias, conversas, grupos, entre outros, que causem mais ansiedade, é melhor desviar esse tipo de contato.

Por exemplo: aquele grupo no aplicativo de mensagens da escola, do cursinho, etc, que em muitos momentos é muito bom, mas se o foco é só o que você quer evitar para relaxar, é melhor dar uma pausada.

• Conectando comigo mesmo.

E como é isso? Dedique um tempo exclusivo para você, para se cuidar, para fazer o que gosta, ler um livro, isso vai de cada um.

Procure momentos de lazer, passeios cinema, esporte. Pare e pense: o que deixei de fazer para me dedicar aos estudos no último ano? Pronto, comece por aí. Vai te fazer muito bem, o momento agora é de relaxamento.

• Atividade física.

Foco na endorfina. Atividade física é um dos aliados no controle da ansiedade, promove relaxamento do corpo, distrai a mente, e acaba tirando o foco excessivo do resultado tão aguardado.

• Repita frases afirmativas.

Esse tipo de exercício reforça a confiança do indivíduo, lembrando que tudo o que ele fez foi o melhor para aquela situação. Repita as seguintes frases várias vezes durante o dia, principalmente quando os pensamentos negativos quiserem tomar conta da sua cabecinha.

1. O melhor está por vir
  2. Eu confio nos meus conhecimentos
  3. Eu sou capaz

E para finalizar, entenda que você fez o que podia, estudou com dedicação, então é bem provável que o resultado seja positivo.

E se o resultado não for como você gostaria, avaliar quais foram os pontos que você não foi bem, quais pontos precisam melhorar. Confie em você, no seu potencial, independente do resultado, e se parabenizar SEMPRE! Entenda que podemos chegar onde quisermos, é só acreditar em você, é buscar meios que te possibilitem o resultado final. E não foi dessa vez? Tem Enem novamente esse ano. Relaxa, o melhor está por vir.