Copa do Mundo, movimentação de milhões de pessoas, proximidade, calor… São diversos fatores, mas uma única preocupação: a disseminação de doenças infecciosas. Enquanto o mundo está vibrando com o início da Copa do Mundo de 2026, autoridades de saúde se preocupam em monitorar hospitais, redes sociais e até esgotos das cidades para prevenir uma possível disseminação de surtos.
Em meio às diversas preocupações, está uma das doenças mais contagiosas do mundo: o sarampo. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu, nesta semana, um comunicado chamando as autoridades sanitárias a fortalecerem a vigilância contra o sarampo.
Isso porque os três países sede da Copa do Mundo vem enfrentando surtos da doença. Somente em 2026, os Estados Unidos já registraram 1.952 casos de sarampo, enquanto o México ultrapassa a soma de mais de 10 mil casos e o Canadá enfrenta casos confirmados e prováveis.
Por que o sarampo é tão preocupante?
O sarampo costuma preocupar as autoridades de saúde por causa do poder de transmissão que a doença tem. Segundo especialistas, as pessoas infectadas com a doença podem transmiti-la mesmo antes de perceberem que estão doentes. E mais preocupante ainda: uma única pessoa pode transmitir o vírus para até 18 indivíduos.

Além do sarampo, outras doenças também compõem a lista de preocupação. Entre elas:
- Norovírus
- Hepatite A
- Rotavírus
- Dengue
- Chikungunya
E, embora tenha tido surtos recentes na África que despertaram preocupações ao redor do mundo, o ebola não se encaixa como alto risco de transmissão durante a Copa do Mundo.
De acordo com especialistas, existem outras infecções que podem causar um surto muito maior durante as próximas semanas. Isso porque o ebola não possui características que favoreçam sua disseminação em eventos como esse. Diferente dos vírus respiratórios, sua transmissão ocorre através do contato com fluidos corporais.
Esgoto: estratégia para prevenir
Pode parecer estranho, mas essa é uma das principais formas de monitoramento usadas pelas autoridades. A estratégia se baseia em analisar amostras de esgoto para detectar a existência de material genético liberado pelos vírus e bactérias.
Aliás, recentemente já foi até identificado a circulação do rotavírus, norovírus e Hepatite A em algumas regiões dos Estados Unidos.
Casos confirmados de sarampo
| PAÍSES | CASOS CONFIRMADOS |
| México | 10.920 |
| Guatemala | 6.209 |
| Canadá | 1.018 |
| Estados Unidos | 1.952 |
| Peru | 301 |
Além desses, outros países também já identificaram casos associados a surtos, incluindo o Brasil, Bolívia, Belize, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Panamá e Uruguai. Segundo a OPAS, a maior parte dos casos notificados ocorreu entre pessoas não vacinadas.
📲 As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM
























